domingo, 20 de maio de 2012
Projeto de leitura: Dia do livro Monteiro Lobato
No dia 18 de abril dia do Livro com o projeto de leitura sobre Monteiro Lobato os alunos confeccionaram um marcador de página, com uma frase sobre o dia do livro para distribuir aos alunos do 3º, 4º e 5º anos. Visitar as turmas em suas salas, explicaram que era Monteiro Lobato, entregaram o marcador a eles.
terça-feira, 17 de abril de 2012
Atividade com dobradura
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Parceria no projeto de leitura
É de grande importância a parceria do grupo escolar, na realização dos projetos para que haja um grande avanço no desenvolvimento da expressão oral e escrita da criança.
Este ano a nossa escola tem a participação do nosso auxiliar de biblioteca Junior, na contribuição de idéias e seu auxílio em sala com a execução e produção do projeto.
Construindo o livro com a historia de Monteiro Lobato e seus personagens
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Projeto de Leitura de 2012 2º anos Erich Blosfeld
A literatura infantil é um caminho que possibilita á criança desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação da criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis
que ela enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.
Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na primeira infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.
O projeto acontecerá entre os meses de março e outubro de 2012, sendo que iremos trabalhar um autor em cada semestre, o qual será trabalhado dentre muitos, foi escolhido para o 1º semestre um dos autores brasileiros muito importante da literatura infantil. MONTEIRO LOBATO.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Projeto Ensino Aprendizagem
Os alunos do 2º ano Da Escola Erich Blosfeld, neste ano terão a oportunidade de se aprofundar mais no tema sobre animais mamíferos.
Este projeto visa estabelecer classificações em relação aos os interesses expressados pelo grupo. Partindo do contextos que será assunto culminante para o desenvolvimento do projeto: Viagem de estudo Zoológico de Pomerode.
A princípio serão trabalhados os animais mamíferos que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Zoológico .
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as histórias na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas histórias escolhidas pelo grupo.
Na 1ª ação foi realizado o levantamento se eles saberiam dizer o que era animais mamíferos e em dupla tiveram como escolher quais os animais que gostaria de pesquisar.
Na 2ª ação eles puderam visitar o site do zoológico para
sexta-feira, 9 de março de 2012
Aprendendo hábitos de saúde e higiene bucal
É fundamental que as crianças conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar de forma significativa a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los no seu ambiente de convivência. Sendo assim eu professora Rosemeri fui em busca de conhecimento e conscientização dos alunos da 2ª ano da Escola Municipal Erich Blosfeld, uma parceria com a dentista Vanieli e sua secretária Rose do Posto de Saúde da Figueira para ajudar no conhecimento respeito da importância do auto cuidado para a saúde bucal, elencando a importância que ele tem para seu corpo e bem estar.
Cada pessoa, aluno ou professor, aprende em seu meio de convívio, especialmente em família, um conjunto de ideias a respeito do corpo. É importante que nós educadores tenhamos consciência disso para que possamos superar nossas próprias pré-concepções e retrabalhar algumas das noções que nossos alunos trazem de casa, algumas correspondentes a equívocos graves. Além dessas noções adquiridas em sua vivência individual, há outras gerais difundidas pela mídia, mas tão pouco elaboradas que também constituem senso comum. Todas essas conceituações adquiridas fora da escola devem ser consideradas no trabalho em sala de aula.
Assinar:
Postagens (Atom)