segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Planejamento: Conhecendo a vida animal

E. M. E. F. ERICH BLOSFELD
PROFESSORA: ROSEMERI Apª FARIAS BONIN

2º ano do Ensino Fundamental – 30 alunos

ESTRUTURA CURRICULAR – Ciências, Português, Matemática, Geografia, História e Artes

TITULO: CONHECENDO A VIDA ANIMAL

PALAVRAS- CHAVE: Animais, habitat, alimentação, conscientização

TEMPO DE DURAÇÃO: 20 horas/aula

OBJETIVO GERAL:
Estudar e conhecer as diferentes características dos animais domésticos e silvestres que vivem no zoológico de Pomerode.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar os diferentes tipos de animais;
Reconhecer que os animais são seres vivos;
Identificar características específicas de cada animal;
Apresentar cuidados que devemos ter com determinados tipos de animais;
Conscientizar-se sobre animais em extinção;
Comparar os diversos tipos de habitat de animais, (terrestres, aquáticos e aéreos);
Desenvolver a criatividade, imaginação, atenção, raciocínio e a coordenação motora através das artes.

ESTRATÉGIAS/ RECURSOS

O trabalho será realizado com debates numa roda de conversa, afim de verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Discutiremos sobre os diversos tipos de animais existentes.
Os alunos assistirão o filme Madagascar, que apresenta a importância do habitat dos animais, amizade e sobrevivência.
Será iniciado a construção do mural, PARA SABER MAIS, onde será apresentada curiosidades sobre os animais trazidas pelos alunos e professoras.(Pesquisa em livros, revistas, jornais etc.)
Paralelo a isso, estaremos montando nosso Álbum de Animais que está inserido no Livro de Ciências A ESCOLA É NOSSA, editora Scipione, autores: wanessa Garcia e Rogério Martinez livro do aluno. Neste os alunos irão pintar, recortar e colar a figura, bem como escrever o nome do animal correspondente.
Realizaremos uma visita ao zoológico de Pomerode, no dia 15 de setembro de 2010, no período matutino e vespertino e palestra com a veterinária do zoológico.

Após, o 2º ano construirá um texto coletivo e individual sobre o passeio, o mesmo será redigido pela professora. Cada aluno copiará, no caderno de texto e utilizará como fonte de pesquisa e leitura.
No ambiente tecnológico, cada aluno pesquisará na web e desenhará no KolourPaint o animal que mais lhe chamou atenção e escreverão o nome do mesmo.
A professora, montará um slide show, utilizando os desenhos dos alunos.
Em seguida os mesmos serão apresentados à turma através do blog da professora.
Também serão desenvolvidos no caderno do aluno atividades de escrita espontânea, cruzadinhas, caça palavras , leitura e interpretação de histórias que auxiliarão as crianças na elaboração de conceitos e descobertas (ver livros relacionados em recurso complementar). Entre uma atividade e outra cantaremos com os alunos, músicas infantis acerca do assunto.
Ainda desafiando a imaginação e incentivando a pesquisa, os alunos acessarão alguns sites de jogos online ( zoológico virtual,turma da mônica, recreio, entre outras).
Aguçando o gosto pelas artes, construiremos , dobraduras , desenhos de animais,maquetes e animal de sucata com a participação dos pais, onde será realizado uma exposição na escola ,as quais registrarei no meu blog.

AVALIAÇÃO
Será realizada juntamente com os alunos através da observação, participação e interesse demonstrado por todos os envolvidos durante as aulas. Ainda através de trocas de experiências entre as turmas (1° e 2° anos) e profissionais envolvidos.

 RECURSO COMPLEMENTAR – Literatura Infantil :
A Borboleta e o Grilo.
Didi, o Dinossauro.
Grandão, o Dragão.
A aventura no Céu.
Tita e o Chapéuzinho Azul.
Tata, a Tartaruga.
Nestor.
O Cachorro e a Pulga.
O Rato do campo e o Rato da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário