segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto de leitura: Recontando Fábulas









O que é Fábula ?

As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.
A fábula é uma das mais antigas formas de narrativa.
A fábula se divide em 2 partes:
· 1ª parte - a história (o que aconteceu)
· 2ª parte - a moral (o significado da história)
Estas fábulas foram algumas das quais trabalhamos em sala de aula, A Festa no céu, A Raposa e as Uvas, O corvo invejoso, A Tartaruga e a Lebre,A cigara e a Formiga ,O Leão e o Rato,O Lobo, o Cordeiro e outros são bem conhecidas pelo mundo afora.

Sendo um gênero que explicita modos devidos e indevidos de comportamento, atuando sobre o leitor numa perspectiva predominantemente ética, as fábulas não deixam de lhe proporcionar, no entanto, uma leitura, a um só tempo, crítica e prazerosa.

Foi por isso que este ano de 2011, eu professora Rosemeri escolhi trabalhar com o tema fábulas. Estou vendo um grande interesse por parte dos alunos em conhecer várias fábulas e desenvolver atividades com cada uma delas.
Vou citar algumas destas atividades já desenvolvidas: Dramatizações, caderno com as produção textuais recorte e colagem, desenhos, histórias em quadrinhos, fantoches, música, interpretações de textos, desenhos utilizando o Tux Paint para reproduzir um das fábulas que mais gostou.

Um comentário: